Os Principais Símbolos de Acessibilidade e Seus Significados

Os Principais Símbolos de Acessibilidade e Seus Significados

Nos dias atuais a inclusão de pessoas com deficiência tem ganhando cada vez mais força na sociedade e não é para menos. Todos sabemos da importância dessas pessoas estarem inseridas em todos os meios possíveis. Por isso, é muito importante que os símbolos de acessibilidade sejam do conhecimento de todos nós.

A principal função destes símbolos de acessibilidade é nos ajudar a identificar locais que são acessíveis para os diversos portadores de deficiência. Logo, podemos citar como exemplo a porta do banheiro de um shopping com o símbolo da cadeira de rodas. Esse indica que o banheiro tem espaço suficiente para atender um cadeirante.

É claro, que além desse existem muitos outros que foram criados para os mais diversos tipos de deficiência e são encontrados em situações diferentes. De acordo com os padrões que normalmente evidenciam uma necessidade deles. Acompanhe o artigo e aprenda a identificar qual o símbolo indica qual deficiência e suas finalidades.

Legislação de Acessibilidade: Como Surgiu?

Obviamente, está prevista na Constituição Federal a garantia de direitos para que pessoas com deficiência tenham acesso a direitos sociais como qualquer outra pessoa tida como “normal”.

Tendo em vista tal importância, foi criada a legislação de acessibilidade. essa legislação foi responsável pela criação dos símbolos. Através das normas da ABNT, a norma ABNT NBR 9050 mais precisamente, que foram criadas em 2004 e atualizadas em 2015.

Essa norma propõe um padrão de criação para facilitar a identificação dos mais diversos tipos de Deficiência e institui também locais onde estes símbolos devem estar obrigatoriamente presentes.

Veja a seguir, quais são os símbolos de acessibilidade mais utilizados e quais seus significados e finalidades.

Quais são os principais símbolos de acessibilidade e seus significados?

É importante ressaltar que um dos princípios da Norma da ABNT é garantir a segurança, a mobilidade e o direito de ir e vir das pessoas com deficiência.

Dessa forma, a simbologia aplicada abrange pessoas com mobilidade reduzida (cadeirantes), pessoas com deficiência visual, pessoas com deficiência auditiva, nanismo e pessoas com deficiência intelectual.

Em virtude disso, cada deficiência conta com um símbolo diferente. Embora às vezes, sejam deficiências de mesma origem e até mesmo parecidas. Veja abaixo a distribuição dos símbolos de acessibilidade:

Deficiência física: Este símbolo identifica os cadeirantes. É um pictograma que não deve ter a estilização modificada de forma nenhuma, Sendo ele sempre branco de fundo azul.

Deficiência visual: Este serve para identificar locais que possuem móveis, objetos e até mesmo piso tátil para pessoas cegas. A fim de mostrar que aquele local está preparado para receber pessoas com este tipo de deficiência.

Pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão-guia: A lei obriga que todos os locais públicos aceitem cão-guia como acompanhante de pessoas cegas. E este é o símbolo que mostra que determinado local recebe cão-guia como acompanhante.

Braille: Sabe-se que o braille é um sistema de leitura e escrita tátil voltado para as pessoas com deficiência visual. Atualmente, muitos locais dispõem de panfletos explicativos, cardápio e sinalizações em braille para atender essas pessoas. Este símbolo identifica que determinado local é preparado dessa forma.

Símbolos de acessibilidade para deficiência auditiva

A deficiência auditiva é a que mais possui símbolos de diferentes finalidades. Por isso, separamos este subtópico para explicar cada um deles:

O primeiro normalmente é utilizado para sinalizar locais que possuem algum tipo de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. Ele também pode identificar não somente locais, mas também a pessoa portadora de deficiência em questão. Desse modo, ele é comumente usado em carros para reserva de vagas de deficientes;

Pessoas que necessitam de aparelhos auditivos, estão sempre atentos ao símbolo da telebobina. Isso quer dizer que locais que possuem este símbolo de acessibilidade possuem aro magnético instalado. Assim sendo, basta que os deficientes auditivos ativem o modo T no próprio aparelho.

Este é outro símbolo que indica a possibilidade de audição assistida. Com a diferença de que este mostra que a emissão de sons no aparelho de usuário pode ocorrer não só por meio da telebobina mas de qualquer outra maneira também. Como no caso de transmissões FM.

Este é o símbolo que mostra algum evento presencial ou televisivo será transmitido também por meio da língua de sinais para atender pessoas que necessitam da utilização da linguagem para compreender o que está sendo mostrado.

A dificuldade de ouvir também precisa de uma atenção especial. Portanto os aparelhos de televisão brasileiros devem contar com os símbolos a seguir para indicar que determinado programa é acessível para pessoas com tal dificuldade.

Os símbolos que indicam legendas especiais para pessoas com dificuldade na audição são os seguintes:

“Opened Caption” Legendas abertas: aparecem automaticamente em um programa de televisão vídeos e filmes.

 “Closed Caption” Legendas ocultas:  onde as precisam ser acionadas para aparecerem.

O último símbolo de acessibilidade voltado para a questão auditiva é este. Entretanto, ele não é exclusivo para deficientes. Servindo também para quem deseja cuidar da audição em locais com muito ruído que oferecem algum tipo de risco para audição das pessoas.

Nanismo: Mesmo não sendo tão conhecido, este é o símbolo do nanismo. Que foi incluído na lista de deficiências em 2004 e este símbolo mostra lugares acessíveis para pessoas de baixa estatura.

Deficiência intelectual: O último símbolo da nossa lista é o símbolo da deficiência intelectual. A deficiência intelectual é constatada quando pessoas possuem nível de aprendizagem abaixo do esperado. Ou seja, para pessoas que apresentam déficit intelectual que limita de alguma maneira suas capacidades e habilidades mentais.

Novo símbolo Criado Pela ONU

Além desses que mencionamos, há também um novo símbolo desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. A logomarca por sinal é bastante criativa e sugestiva. Uma vez que se trata de uma figura simétrica, que representa uma pessoa conectada a um círculo através de quatro pontos.

A mensagem a ser transmitida pela ONU através deste símbolo, é inclusão e acessibilidade de pessoas com todos os tipos de deficiência em todo lugar. Desse modo, a ideia de criatividade está justamente no fato de círculo representar o infinito

Percebeu quanta coisa interessante foi possível aprender no nosso artigo? Essa simbologia de acessibilidade é extremamente importante para inclusão de pessoas com deficiência na sociedade de uma maneira geral.

Comente e conte para a gente quais símbolos você já conhecia e sabia o significado e quais foram as novidades para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *