Turmas do curso de libras se formam na SEDPCD-SP

Turmas do curso de libras se formam na SEDPCD-SP

Com o objetivo de ampliar a autonomia e inclusão do público com deficiência auditiva, cerca de 40 alunos receberam o certificado

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP) formou alunos do Curso de Libras nos módulos básico e avançado. Divididos em duas turmas, os 40 alunos receberam o certificado de conclusão do curso.

Turmas do curso de libras se formam na SEDPCD-SP

A cerimônia contou com a presença da Secretária de Estado, Célia Leão, da Secretária Executiva, Aracélia Costa, do Chefe de Gabinete, Ricardo Geciauskas e dos coordenadores da Secretaria, Luiz Oberdan e Thiago Cabral.

Segundo a Secretária Célia Leão, o Curso de Libras é uma oportunidade de vivenciar esta causa, “é assumir junto às pessoas com deficiência, as condições que elas vivem. Não adiantaria organizarmos os programas, se não tivéssemos vocês aqui conosco fazendo o curso. Que vocês levem o significado dessa Secretaria para o mundo: a promoção da vida humana”, ressaltou.

Focado em pessoas que trabalham em órgãos públicos, a iniciativa, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e Associação da Pessoa com Deficiência de Registro, tem como objetivo aumentar as possibilidades de interação social entre pessoas com e sem deficiência auditiva por meio da Língua Brasileira de Sinais.

Para saber mais

  • A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida oficialmente como uma língua brasileira desde 2002 pela Lei n°10.436. Falada por um povo, possui regras, estruturas, sintaxe, semântica e pragmáticas próprias.
  • As expressões faciais e corporais são tão importantes quanto os sinais.
  • É possível aprender o básico de Libras gratuitamente em cursos online e por meio de apps.
  • Pensando na inclusão de surdos e deficientes auditivos, que somam quase 10 milhões de pessoas no Brasil, desde 2017 as provas do ENEM também são realizadas em Libras.
  • No dia 24 de abril é comemorado o Dia Nacional de Libras.

No Brasil, existem diferentes leis e decretos voltados para a acessibilidade de pessoas com deficiência. A Lei da Acessibilidade, de 19 de dezembro de 200, define que o poder público deve garantir às pessoas com deficiência auditiva o direito à informação, por meio da eliminação de qualquer barreira que possa impedir a comunicação, e deve promover a formação de intérpretes de Libras.

Instituto Hippocampus de Psicologia

Especializado em gestão e inclusão profissional de pessoas com deficiência, trabalha para criar uma sociedade mais justa para os deficientes e suas famílias.

Com serviços de informação, apoio emocional e capacitação, o Instituto oferece mapeamento de acessibilidade, capacitação da equipe de recursos humanos, palestras de sensibilização, além de cursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *