A Pessoa com Deficiência e a retomada parcial de trabalho.
As diversas conceitualizações acerca do trabalho em casa, as expressões telework, home office, virtual work, telecommuting e remote work.
Observamos duas modalidades de teletrabalho, o Home office e o telecottages. O Telecottage existe para auxiliar o aprendizado, o acesso à tecnologia, o acesso ao trabalho, entre outros pontos.
A pandemia também trouxe outros problemas médicos e psicológicos, não relacionados diretamente à COVID-19, mas tão importantes quanto ele.
Com a retomada gradual das atividades pós quarentena, o medo do retorno ao trabalho, principalmente aos ambientes de risco biológico como os hospitais vêm acometendo a saúde mental de seus colaboradores, muitos estão desenvolvendo pânico, ansiedade e depressão. Pensando nos trabalhadores com deficiência pertencentes ao grupo de risco este medo se intensifica, dificuldade no transporte, acessibilidade e aglomerações.
Observamos também que poucos possuem recursos para o trabalho home office, acesso à internet, equipamento e local apropriado em seu domicílio para exercer as atividades profissionais do teletrabalho, além isolamento e do estresse vivenciado pela COVID-19.
Pensando na saúde dos colaboradores com deficiência, desenvolvemos estações de trabalho individualizadas, nas quais o colaborador poderá exercer suas atividades profissionais remotamente.
Nosso centro de teletrabalho conta com higienização, distanciamento maior de 2,0 m entre as pessoas, barreiras de acrílico e suporte técnico para atividades laborais e horários alternativos.
Para a segurança e prevenção da contaminação do Coronavírus, o porte de máscara, higienização das mãos e tomada de temperatura por infravermelho passam a ser obrigatórios no Instituto Hippocampus de Psicologia.
São dois modelos no Centro de teletrabalho;
1 – Utilizar o centro de teletrabalho como home office, seguro biologicamente e com suporte técnico ao aprendizado, manejo da tecnologia e velocidade.
Período de 4 horas – 7h as 11h – 12h as 16h ou 17h as 21h – grupos de até 12 pessoas.
2 – Utilizar o centro de teletrabalho como reciclagem para seus colaboradores.
Cursos de capacitação de 1 mês para atualização, desenvolvimento emocional e amparo afetivo. Focando a preparação para retomada do trabalhador que voltará “fragilizado” ao novo modelo de trabalho. Grupos de até 12 pessoas.
Veja como contratar nosso espaço. É rápido e simples!
Serviços Relacionados
- Palestras de Sensibilização
- Mapeamento de Acessibilidade
- Cruzamento de Cargos x Funcionalidade
- Capacitação da Equipe de Recursos Humanos
- Acompanhamento e Suporte ao Departamento de RH
- Recrutamento & Seleção de Pessoas com Deficiência
- Recolocação Profissional de Pessoas com Deficiência
- Censo Diversidade
- Programa de Capacitação Profissional para Pessoas com Deficiência