Contratação de pessoas com deficiência: entenda as etapas na prática

Contratação de pessoas com deficiência: entenda as etapas na prática

Sabe-se que atualmente, a presença de pessoas com deficiência no mercado de trabalho tem sido cada vez mais necessária e valorizada, principalmente porque a lei de inclusão Nº 8.213/91 obriga empresas de médio e grande porte (a partir de 100 funcionários), a incluírem pessoas com deficiência no quadro de funcionários.

Apesar de já ser possível enxergar muitos deficientes inseridos no mercado de trabalho, é importante ressaltar um grande desafio a ser enfrentado. Este desafio é a preparação das empresas para receber um funcionário deficiente. Uma vez que muitas empresas estão em sua primeira experiência para contratação de pessoas com deficiência e muitas vezes não estão preparadas.

A boa notícia é que isso tem solução. Afinal, já existem empresas especialistas em inclusão de deficientes nas mais diversas áreas. Inclusive no mercado de trabalho. Ofertando assessorias para preparar as organizações no processo de integração de pessoas com deficiência no ambiente organizacional da empresa. Acompanhe o artigo e veja como isso funciona na prática.

Entendendo o processo de capacitação para contratação de pessoas com deficiência

Como é de se imaginar, o processo de capacitação para contratação de pessoas com deficiência se dá por diversas etapas. Essas etapas vão desde quando uma empresa decide contratar uma pessoa com deficiência para integrar seu quadro de funcionários até a integração do deficiente no ambiente organizacional. Veja a seguir mais detalhadamente como funciona cada uma delas:

Mapeamento de acessibilidade

Como dissemos anteriormente, empresas que contam com 100 funcionários ou mais, tem obrigação de incluir a porcentagem de 2% a 5% de pessoas com deficiência trabalhando. Em virtude disso, antes de começar a abrir as vagas, os gestores e proprietários das empresas devem avaliar o quão a empresa está preparada para receber deficientes. Ou seja, qual o nível de acessibilidade da empresa e qual tipo de deficiência a empresa comporta. Por exemplo, para contratar cadeirantes deve ser feita toda uma análise na infraestrutura local. Com relação a adaptação de banheiros, portas e elevadores acessíveis para cadeira de rodas.

Cruzamento de cargos e suas funcionalidades

Nesta etapa é feita a avaliação de quais cargos são mais adaptáveis a determinadas deficiências. A análise do possível encaixe de um deficiente para exercer determinada função. Análise de qual tipo de deficiência desenvolveria melhor determinada função, levando em consideração as limitações de cada uma.

Palestras de integração e acompanhamento do RH

Agora é a vez de preparar toda a equipe interna, e o setor de recrutamento e seleção de pessoas com deficiência. Assim como os demais funcionários para receber pessoas com deficiência no ambiente de convívio. Aqui, é feita é uma conscientização da importância de se receber bem os deficientes e capacitá-los para que eles se sintam úteis para a sociedade.

Treinamentos para capacitação de deficientes

Atualmente já é possível encontrar no mercado diversos tipos de programas de capacitação de deficientes. De forma que pessoas com deficiência tenha a oportunidade de aprender uma profissão e desempenhar com maestria determinadas atividades. Ou até mesmo aprimorar habilidades que já possuem a partir de algo que gostem de fazer.

Tais treinamentos e capacitações podem abranger inúmeras áreas do conhecimento a partir do interesse de determinado deficiente ou das necessidades da empresa.

Nesse sentido, os treinamentos vão ensinar desde como se comportar dentro da empresa, passando por como elaborar um currículo atraente. E um curso de libras para aprender a se comunicar com pessoas que fazem a utilização da língua de sinais.

Vale ressaltar, que tudo isso que estamos dizendo possui uma enorme variedade de vertentes a serem exploradas individualmente. De acordo com a demanda da empresa ou da pessoa com deficiência que deseja se profissionalizar.

Se você tem vontade de tornar sua empresa mais inclusiva e precisa de ajuda para começar, saiba que nós do Instituto Hippocampus de Psicologia estamos à disposição para prestar tudo o suporte necessário tanto a você, quanto aos seus funcionários.

Para que você e sua empresa possam fazer parte de uma sociedade mais inclusiva e preocupada com o bem-estar das pessoas com deficiência e assim alcançar uma maior visibilidade positiva.

Então não perca tempo! Entre em contato agora mesmo e veja as inúmeras possibilidades que nós do IHPSI oferecemos. Entre em contato e tenha uma conversa sem compromisso com nossos consultores, clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *