Contratação de Pessoas com Deficiência: Os benefícios dessa contratação para sua empresa

Contratação de Pessoas com Deficiência: Os benefícios dessa contratação para sua empresa

Empresas que contam com quadro de funcionários a partir de 100 pessoas, sabem da importância de se contratar pessoas com deficiência. Isso porque existe uma lei que garante cota para portadores de necessidades especiais. O que muitas pessoas esquecem são os benefícios da contratação de pessoas com deficiência.

Explicando melhor, isso quer dizer que além da obrigatoriedade de se contratar pessoas com deficiência, empresas de médio e grande porte também podem contar com uma série de benefícios para a empresa em si.

Continue a leitura do artigo e veja a listagem que preparamos com as principais vantagens de se incluir pessoas com deficiência no quadro de funcionários de sua empresa:

Estatísticas da Contratação de Pessoas com Deficiência

Dados do IBGE informam que cerca de 24% da população brasileira é constituída de deficientes. Apesar disso, apenas 0,7% dessas pessoas são empregados com carteira assinada. Segundo dados divulgados na Relação Anual de Informações Sociais de 2011.

Pode-se atribuir isso ao fato das empresas considerarem que a contratação de deficientes é um trabalho a mais dentro das organizações. Levando em conta a necessidade de executar ações para receber os deficientes.

Entretanto, empresas que contratam deficientes podem também usufruir de diversos benefícios para si mesma e não apenas oferecer possibilidades de inclusão e Independência aos portadores de necessidades especiais.

Veja abaixo quais são os principais benefícios na contratação de pessoas com deficiência para as empresas:

1.  Aperfeiçoamento da Estrutura da Empresa

Como dissemos acima a contratação de pessoas com deficiência implica em uma série de adaptações para receber os deficientes no local de trabalho. o que na maioria das vezes é visto como um gasto e “dor de cabeça”.

Porém, adaptação do local de trabalho traz benefícios para empresa como um todo. Uma vez que a empresa já vai estar preparada para receber não só seus funcionários. mas também clientes, eventos de maior porte.

Em virtude disso, a empresa passa a estar preparada para atender todo tipo de público.

2.  Melhoria da Imagem da Empresa

Uma empresa que contrata pessoas com deficiência obviamente está preocupada com a inclusão social e por conseguinte passa a imagem de uma empresa solidária e engajada com as necessidades de todo tipo de pessoa.

Logo, a empresa passa a ser melhor vista. Atraindo assim, mais clientes, mais visibilidade da mídia e como consequência a empresa ganha prestígio e aumento da lucratividade a longo prazo. Afinal, todo mundo gosta de consumir de uma empresa engajada em causas sociais.

3.  Convivência com Exemplos de Superação Constantemente

Pessoas com deficiência geralmente passam por situações que precisam ser superadas todos os dias. Seja um ônibus com elevador que não funciona, uma dificuldade de um deficiente auditivo em se comunicar no percurso para o trabalho, entre muitas outras.

Nesse sentido, essa troca de experiências é extremamente enriquecedora para todos que convivem com deficientes no local de trabalho

Inclusive pode se afirmar que tal convívio e troca torna as pessoas mais humanas e cooperativas na sociedade em geral. Isso porque nada como conhecer as limitações e dificuldades de outras pessoas para criarmos uma rede de cooperação e engajamento com as necessidades da sociedade que muitas vezes passam despercebidos.

Conseguiu perceber os benefícios na contratação de pessoas com deficiência para sua empresa? Comente e conte para a gente se você já possui algum funcionário deficiente na empresa e qual foi o principal diferencial adquirido a partir da contratação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *