Os Diferentes Tipos de Acessibilidade

Os Diferentes Tipos de Acessibilidade

Quando se fala em acessibilidade, a maioria das pessoas imagina que se trata apenas de adaptações feitas em locais públicos para garantir que pessoas portadoras de diversos tipos de deficiências sejam incluídas na sociedade. Como por exemplo, o rebaixamento de calçadas para cadeirantes ou a utilização de dispositivos de voz para deficientes visuais.

 Entretanto, proporcionar acessibilidade para pessoas portadores de deficiências vai muito além disso. Isso porque de acordo com a legislação do Brasil, acessibilidade pode ser definida como o fornecimento de condições seguras e com autonomia para utilização de espaços públicos e de uso comum por pessoas com deficiência.

Por isso, de acordo com as normas da ABNT (NBR 9050) devem ser levados em consideração pelo menos seis tipos diferentes de acessibilidade. São eles: acessibilidade atitudinal, arquitetônica, metodológica, instrumental, comunicacional e programática. Continue a leitura do artigo e conheça um pouco mais sobre cada uma delas.

1.  Acessibilidade Atitudinal

 Pode-se dizer sem medo de errar que tudo começa através deste tipo de acessibilidade. Uma vez que acessibilidade atitudinal é entendida como o ato de perceber o outro em discriminação, preconceitos imposições de padrões pré-definidos.

Um bom exemplo disso é quando as empresas se preocupam em elaborar ações de acessibilidade e integração de seus funcionários deficientes no ambiente de trabalho de todas as formas possíveis. Conscientizar os demais funcionários sobre a importância da Integração de pessoas com deficiência é um ponto.

2.  Acessibilidade Arquitetônica

Este talvez seja o tipo de acessibilidade mais conhecido. Pois é a acessibilidade que se preocupa em eliminar as barreiras físicas de um local. Esta acessibilidade abrange adaptações físicas como a instalação de elevadores em prédios para deficientes físicos e piso tátil para deficientes visuais.

3. Acessibilidade Metodológica

A acessibilidade metodológica está relacionada ao desenvolvimento e as melhorias de práticas e metodologias aplicadas ao estudo que são oferecidas às pessoas com deficiência, quando há alguma necessidade de adaptação.

Atualmente, tem-se a tecnologia como grande aliada nos processos de acessibilidade metodológica. O uso de dispositivos de voz para pessoas com deficiência visual é um exemplo de adaptação na metodologia que vem sendo cada vez mais aplicado na aprendizagem de deficientes.

4. Acessibilidade Instrumental

A acessibilidade instrumental trata de fornecer todo o equipamento necessário, seja para trabalho, estudo e lazer da pessoa com deficiência de acordo com a sua necessidade. Como por exemplo uma mesa de trabalho adaptado para cadeira de rodas.

Ou ainda o fornecimento de jogos de tabuleiro para deficientes que não praticam educação física em sua instituição de ensino.

5. Acessibilidade Comunicacional

A acessibilidade comunicacional consiste em viabilizar que pessoas com deficiência e dificuldade de comunicação possam estar inseridas na sociedade, rompendo essas barreiras de interação e sociabilização.

Um exemplo de acessibilidade comunicacional é a presença de um intérprete de libras nas escolas e empresas para quem faz a utilização da língua de sinais.

6. Acessibilidade Programática

A última acessibilidade é a programática. data do rompimento das barreiras existentes nas políticas públicas. (leis, decretos, normas entre outros). Hoje em dia ainda existem muitas dificuldades em fazer valer as leis de inclusão e acessibilidade. E este é o trabalho de acessibilidade programática. Colocar em prática os direitos das pessoas com deficiência.

A cada vez que uma nova lei de acessibilidade implementada também está sendo exercida a acessibilidade programática.

Conseguiu perceber como a acessibilidade para pessoas com deficiência é abrangente?

O Instituto Hippocampus de Psicologia realiza o serviço de mapeamento de acessibilidade, analisando todos esses pontos a fim de te ajudar a garantir acessibilidade cada vez mais completa para seus funcionários.

Entre em contato com a gente e faça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *