Trabalhar em casa já era uma realidade para muitos antes mesmo da pandemia da Covid-19 chegar. Mas com o distanciamento social imposto pelas condições de contágio, a maioria das empresas tiveram que optar pelo teletrabalho. Com isso, o número de trabalhadores que aderiram ao modelo foi significativo.

É importante entender que teletrabalho é todo serviço executado fora das dependências do empregador, utilizando tecnologia para operacionalizar. Podemos excluir dessa definição o trabalho externo, segundo a Reforma Trabalhista.

Os termos podem variar, home office, telecommuting, trabalho remoto, trabalho à distância, home work e outras derivações. Ele pode ser executado de duas maneiras principais: na própria casa do empregado ou em centros compartilhados.

Mas quais as vantagens de se trabalhar fora da empresa? Vale a pena? Vamos conhecer alguns dos seus benefícios.

Vantagens do teletrabalho para os empregados

  • Equilíbrio entre trabalho e família - a grande vantagem é poder estar mais perto da família e acompanhar o crescimento dos filhos. Seja em casa ou no centro compartilhado próximo da residência;
  • Qualidade de vida - fugir do trânsito e não perder horas em engarrafamentos diminuem o estresse;
  • Otimização do tempo - longe de relógios de ponto, o colaborador pode fazer seu próprio horário e se organizar melhor;
  • Acessibilidade - trabalhar em casa evita o estresse do deslocamento. Se for em um centro compartilhado, o trajeto é menor, geralmente dentro do próprio bairro.

Vantagens do teletrabalho para empresas

  • Diminuição do absenteísmo - funcionários tendem a se ausentar menos se não houver deslocamento ou se ele for fácil, rápido e sem custo;
  • Redução de rotatividade - se o colaborador dispor de uma maior flexibilidade por parte da empresa e se sentir satisfeito com o modelo de trabalho, tende a ficar;
  • Aumento da produtividade - funcionário satisfeito produz mais e melhor;
  • Inclusão social - o trabalho à distância propicia que colaboradores com dificuldade de locomoção, por exemplo, possam exercer sua profissão sem ônus.

Podemos citar ainda o fato de o teletrabalho contribuir com a sociedade. Ele ajuda na geração de empregos, pois aumenta as possibilidades de contratações. Colabora com a diminuição dos congestionamentos na cidade, diminuindo também a poluição.

#descriçãodaimagem: Ilustração de uma pessoa de sentada em frente a um computador, da tela está saindo um retângulo com uma pessoas como se as duas pessoas da imagem estivessem conversando remotamente.

Centros compartilhados são uma alternativa segura

Em tempos de pandemia, com o retorno ao trabalho ocorrendo e as pessoas temerosas por sua saúde, o teletrabalho é uma excelente alternativa. Trabalhadores vem sofrendo com a ansiedade pela doença e medo de perder parentes e amigos. Então, oferecer a possibilidade de não se expor, nesse momento, é essencial para ajudar a manter a saúde mental.

Nesse caso, o teletrabalho em centros compartilhados é uma opção melhor ainda, pois muitos estão trabalhando em casa em condições precárias. Infelizmente, nem todos possuem uma estrutura adequada e esses centros propiciam uma diminuição dos riscos de contágio, ao mesmo tempo em que oferecem uma estrutura ideal.

O Instituto Hippocampus de Psicologia possui um centro de teletrabalho compartilhado que cumpre com as normas de segurança e higiene. São estações de trabalho individualizadas com distanciamento, barreiras de acrílico e suporte técnico. Solicite um orçamento e conheça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.