Psicólogo Carlos Alberto Maioli Jorge
CRP 48458
- (11) 99152-8502 - (11) 5585-2450
Especialista em Reabilitação, Neuropsicologia, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Diversidade e Psicossomática com abordagem na Psicologia Sócio–Histórica.
Pacientes que sofreram traumas psicológicos e/ou cognitivos a partir de alguma deficiência física ou neurológica adquirida. O atendimento tem como objetivo ajudar o paciente a se reintegrar socialmente e emocionalmente, trabalhando na sua compreensão e buscando meios de enfrentar a situação. A reabilitação busca o restabelecimento do indivíduo na sua rotina anterior à doença. Dessa forma, o objetivo principal é capacitar as pessoas para que elas alcancem o funcionamento esperado quanto a autonomia na interação com o seu ambiente e autogestão, independente da sua condição.
Buscar a linguagem comum entre o somático e o psíquico para a integração biopsicossocial, para o adequado manejo dos fenômenos e patologias biopsicossociais, partindo-se do pressuposto de que é necessário compreender e ir além do paradigma do binômio mente-corpo através de uma abordagem holística do paciente.
Tem como base a teoria de Vygotsky que afirma que o desenvolvimento humano se dá por meio das relações sociais em que o indivíduo mantém no decorrer de sua vida.
A identidade é compreendida como um resultado da construção do indivíduo, as relações sociais estabelecidas por ele durante toda a vida, e o modelo social no qual está inserido, pois este social fornece as regras e normas de conduta nos diferentes contextos.
Psicodiagnóstico é o processo de avaliação onde o principal objetivo é identificar e compreender a queixa e os possíveis distúrbios que o cliente apresenta para que o terapeuta consiga formular hipóteses diagnósticas mais precisas relacionadas às questões levantadas.
Avaliação neuropsicológica é uma avaliação das funções mentais como a concentração, memória, raciocínio, organização de ideias, linguagem, cálculos, podendo ser utilizada, para a quantificação e qualificação dos sintomas envolvidos, ao passo que não costuma ser empregado qualquer dosagem sanguínea ou exames de imagem.
Diversidade humana se refere às diferenças culturais, étnicas, ideológicas, religiosas, entre outras, que existem entre os seres humanos.
Transtornos Globais do Desenvolvimento, mais conhecidos pela sigla TGD, se apresentam como distúrbios de caráter social e tem como características um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Estas características costumam aparecer nos primeiros cinco anos de vida da criança.
Dentre os Transtornos Globais do Desenvolvimento, se encontram diferentes distúrbios como: o espectro do autismo, a Síndrome de Rett, a Síndrome de Kanner, e as psicoses infantis.
O Consultório
Fale Conosco
Blog dos Profissionais
com Deficiência
Visite Já!